Toyota Etios hatch XS 1.3 16V 2013 - Avaliação
Compacto da Toyota agrada pelo desempenho e suspensão bem acertada, mas visual poderia ser menos conservador.

É fato que o Toyota Etios não é um carro que chame a atenção logo de cara pelo seu visual. Com linhas relativamente conservadoras, o compacto feito em Sorocaba (SP) definitivamente não tem como trunfo a inovação no design. No caso da configuração hatchback, o modelo até que ficou mais simpático e jovial que o sedã, mais sisudo. Avaliamos a versão 1.3 XS, que custa R$ 38.790, e agrada por vir bem recheada.
Dentro do carro, as linhas continuam sem arrojo, há simplicidade no acabamento, os bancos são revestidos de tecido de cor sóbria e há muito plástico nas portas. O painel tem uma solução diferente, que certamente não agrada a todos: o quadro de instrumentos – onde estão velocímetro, conta-giros e hodômetro - fica localizado bem no centro. Além de ficar estranho do ponto de vista estético, esse posicionamento também faz com que o motorista precise desviar o olhar um pouco para a direita na hora de checar a velocidade, o giro do motor e o hodômetro, o que pode causar distração. Há duas saídas de ar ao lado do rádio, um posicionamento no mínimo bastante incomum.
Quanto aos equipamentos, o compacto vem de fábrica com direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos nas quatro portas, airbag duplo, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), porta-luvas ventilado, coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), além de rádio CD player com entrada USB.
Guiando
Encontrar boa posição de dirigir no hatch foi fácil. Os comandos de vidros e travas também ficam bem posicionados, na porta do motorista. O desempenho do motor 1.3 16V flex foi uma boa surpresa. O compacto vai bem nas saídas e retomadas de velocidade e também encara subidas pelo caminho.


Uma informação importante para quem está pensando em comprar o Etios é sobre o custo de manutenção. Segundo o gerente-geral de pós-vendas da Toyota, Evandro Luiz Naggio, o plano de manutenção visa ter o menor custo da categoria. A montadora promete que o gasto total com revisões até 60 mil quilômetros – que, na média, deverá cobrir os três anos de garantia -, será de R$ 1.635 tanto para o hatch como para o sedã, incluindo peças e custo com mão de obra. As revisões e trocas de óleo são feitas a cada 10.000 quilômetros.
Outra estratégia da marca é oferecer pacote de preços fechados para os dez serviços realizados com mais frequência, como a troca de pastilhas, que poderá ser paga em três parcelas de R$ 52.
Toyota Etios 2013 XS 1.3 16V
Dados técnicos
Preço: R$ 38.790
Capacidade: 5 passageiros
Velocidade máxima: 0 km/h
0 a 100 km/h: 12,2 s
Consumo urbano: 12,5 km/l
Potência: 84 cv
Torque: 11,9 kgfm
Porta-malas: 270 litros
Confira as notas
Prazer ao dirigir: 6
O motor 1.3 do Etios Hatch surpreende positivamente, oferecendo boas saídas e retomadas. A suspensão é bem ajustada e filtra bem as irregularidades do solo para a cabine.
Ergonomia: 5
É fácil encontrar a melhor posição de dirigir e os comandos de travas e vidros elétricos ficam à mão, mas o quadro de instrumentos localizado no centro do painel pode gerar distração do motorista.
Conforto para o motorista: 5
O Etios tem um conceito de simplicidade que, no interior, se traduz por um acabamento espartano, mas há itens como direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos.
Conforto para os passageiros: 5
Como outros concorrentes no segmento dos hatches compactos, o espaço é limitado para quem vai no banco traseiro; não há mimos para os passageiros.
Praticidade: 5
As dimensões compactas facilitam a condução no trânsito urbano no dia a dia. Banco traseiro pode ser rebatido para acomodar objetos maiores.
Versatilidade: 5
O porta-malas pequeno, com capacidade para 270 litros de bagagem, limita um pouco o uso em viagens mais longas para uma família de quatro pessoas, por exemplo.
Diversão: 5
Para quem precisa ficar mais tempo dentro do carro, a diversão fica por conta do rádio AM/FM com CD player e entrada USB.
Visual: 5
O design do Etios Hatch não empolga, suas linhas são conservadoras.
Tecnologia: 6
O principal ponto positivo é o bom nível de equipamentos, principalmente com foco na segurança, como airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
Status: 5
Um fator que colabora para a boa imagem do modelo é o fato de ser um Toyota, marca bem conceituada no mercado. O fato de ser novidade também é positivo.
Veredicto: 5,2
O Etios chama mais atenção por ser novidade e o primeiro compacto da Toyota produzido e vendido no Brasil. A boa surpresa no hatch é o desempenho do motor 1.3. Sua manobrabilidade e suspensão bem ajustada também agradam.
Por: Thiago Vinholes / Fonte: iG Carros

É fato que o Toyota Etios não é um carro que chame a atenção logo de cara pelo seu visual. Com linhas relativamente conservadoras, o compacto feito em Sorocaba (SP) definitivamente não tem como trunfo a inovação no design. No caso da configuração hatchback, o modelo até que ficou mais simpático e jovial que o sedã, mais sisudo. Avaliamos a versão 1.3 XS, que custa R$ 38.790, e agrada por vir bem recheada.
Dentro do carro, as linhas continuam sem arrojo, há simplicidade no acabamento, os bancos são revestidos de tecido de cor sóbria e há muito plástico nas portas. O painel tem uma solução diferente, que certamente não agrada a todos: o quadro de instrumentos – onde estão velocímetro, conta-giros e hodômetro - fica localizado bem no centro. Além de ficar estranho do ponto de vista estético, esse posicionamento também faz com que o motorista precise desviar o olhar um pouco para a direita na hora de checar a velocidade, o giro do motor e o hodômetro, o que pode causar distração. Há duas saídas de ar ao lado do rádio, um posicionamento no mínimo bastante incomum.

Guiando
Encontrar boa posição de dirigir no hatch foi fácil. Os comandos de vidros e travas também ficam bem posicionados, na porta do motorista. O desempenho do motor 1.3 16V flex foi uma boa surpresa. O compacto vai bem nas saídas e retomadas de velocidade e também encara subidas pelo caminho.

Com gasolina, o propulsor entrega 84 cv a 5.600 giros e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. Com etanol, os valores sobem para 90 cv e 12,kgfm, respectivamente, nas mesmas rotações.
O câmbio manual de cinco marchas é bem ajustado, com trocas suaves e precisas. O trabalho da suspensão é eficiente. O conjunto absorve bem os impactos do solo para a cabine, sem ser mole demais. A estabilidade também é boa e o motorista sente o carro bem à mão. A Toyota informou no lançamento do modelo que, em relação ao indiano, o Etios feito em Sorocaba teve a suspensão ajustada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, e funcionou. A resistência da carroceria do carro brasileiro também foi aumentada em 15%.
O câmbio manual de cinco marchas é bem ajustado, com trocas suaves e precisas. O trabalho da suspensão é eficiente. O conjunto absorve bem os impactos do solo para a cabine, sem ser mole demais. A estabilidade também é boa e o motorista sente o carro bem à mão. A Toyota informou no lançamento do modelo que, em relação ao indiano, o Etios feito em Sorocaba teve a suspensão ajustada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, e funcionou. A resistência da carroceria do carro brasileiro também foi aumentada em 15%.

O hatch também oferece boa visibilidade e manobrabilidade. O porta-malas pode levar até 270 litros de bagagem.
Quanto ao consumo, a montadora informa que o modelo roda com etanol 8,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Com gasolina, o consumo é de 12,5 km/l e 13 km/l, nessa ordem.
Quanto ao consumo, a montadora informa que o modelo roda com etanol 8,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Com gasolina, o consumo é de 12,5 km/l e 13 km/l, nessa ordem.

Manutenção
Uma informação importante para quem está pensando em comprar o Etios é sobre o custo de manutenção. Segundo o gerente-geral de pós-vendas da Toyota, Evandro Luiz Naggio, o plano de manutenção visa ter o menor custo da categoria. A montadora promete que o gasto total com revisões até 60 mil quilômetros – que, na média, deverá cobrir os três anos de garantia -, será de R$ 1.635 tanto para o hatch como para o sedã, incluindo peças e custo com mão de obra. As revisões e trocas de óleo são feitas a cada 10.000 quilômetros.
Outra estratégia da marca é oferecer pacote de preços fechados para os dez serviços realizados com mais frequência, como a troca de pastilhas, que poderá ser paga em três parcelas de R$ 52.

Dados técnicos
Preço: R$ 38.790
Capacidade: 5 passageiros
Velocidade máxima: 0 km/h
0 a 100 km/h: 12,2 s
Consumo urbano: 12,5 km/l
Potência: 84 cv
Torque: 11,9 kgfm
Porta-malas: 270 litros
Confira as notas
Prazer ao dirigir: 6
O motor 1.3 do Etios Hatch surpreende positivamente, oferecendo boas saídas e retomadas. A suspensão é bem ajustada e filtra bem as irregularidades do solo para a cabine.
Ergonomia: 5
É fácil encontrar a melhor posição de dirigir e os comandos de travas e vidros elétricos ficam à mão, mas o quadro de instrumentos localizado no centro do painel pode gerar distração do motorista.
Conforto para o motorista: 5
O Etios tem um conceito de simplicidade que, no interior, se traduz por um acabamento espartano, mas há itens como direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos.
Conforto para os passageiros: 5
Como outros concorrentes no segmento dos hatches compactos, o espaço é limitado para quem vai no banco traseiro; não há mimos para os passageiros.
Praticidade: 5
As dimensões compactas facilitam a condução no trânsito urbano no dia a dia. Banco traseiro pode ser rebatido para acomodar objetos maiores.
Versatilidade: 5
O porta-malas pequeno, com capacidade para 270 litros de bagagem, limita um pouco o uso em viagens mais longas para uma família de quatro pessoas, por exemplo.
Diversão: 5
Para quem precisa ficar mais tempo dentro do carro, a diversão fica por conta do rádio AM/FM com CD player e entrada USB.
Visual: 5
O design do Etios Hatch não empolga, suas linhas são conservadoras.
Tecnologia: 6
O principal ponto positivo é o bom nível de equipamentos, principalmente com foco na segurança, como airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
Status: 5
Um fator que colabora para a boa imagem do modelo é o fato de ser um Toyota, marca bem conceituada no mercado. O fato de ser novidade também é positivo.
Veredicto: 5,2
O Etios chama mais atenção por ser novidade e o primeiro compacto da Toyota produzido e vendido no Brasil. A boa surpresa no hatch é o desempenho do motor 1.3. Sua manobrabilidade e suspensão bem ajustada também agradam.

Toyota Etios hatch XS 1.3 16V 2013 - Avaliação
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