VW Gol Trend Bluemotion 1.0 2013 - Avaliação completa
Pacote ecológico oferecido para o hatch da Volks custa R$ 324 e consome cerca de 8% menos que versão convencional.
Se você é um consumidor preocupado com o meio ambiente, mas não está disposto ou não pode gastar muito para ter um carro “ecológico” com sistemas mais sofisticados, como start-stop (que desliga o motor quando o veículo está parado) ou híbrido (que tem um motor a combustão e outro elétrico), uma boa opção pode ser o bom e velho líder de vendas, VW Gol, com o pacote Bluemotion.
Com preço de R$ 29.204 em conjunto com o pacote Trend (ele também pode ser adquirido na versão 1.0), o hatch tem sob o capô a nova geração de motores 1.0 litro, da família EA111. O novo propulsor traz o sobrenome TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), que obteve melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando economia de combustível e redução de emissões de CO2.
Segundo a montadora de origem alemã, o bloco foi desenvolvido inicialmente para o Gol com o pacote BlueMotion, mas foi adotado no restante da linha. Nas outras versões, a economia de combustível chega a 4%, em relação ao motor 1.0 VHT. Quando equipado com o pacote Bluemotion, que inclui pneus verdes 175/70 R14, com menor resistência à rolagem e indicadores digitais de consumo instantâneo de combustível e de marcha ideal a ser utilizada, a redução pode chegar a 8%.
Por: Sueli Osório / Fonte: iG Carros
Se você é um consumidor preocupado com o meio ambiente, mas não está disposto ou não pode gastar muito para ter um carro “ecológico” com sistemas mais sofisticados, como start-stop (que desliga o motor quando o veículo está parado) ou híbrido (que tem um motor a combustão e outro elétrico), uma boa opção pode ser o bom e velho líder de vendas, VW Gol, com o pacote Bluemotion.
Com preço de R$ 29.204 em conjunto com o pacote Trend (ele também pode ser adquirido na versão 1.0), o hatch tem sob o capô a nova geração de motores 1.0 litro, da família EA111. O novo propulsor traz o sobrenome TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), que obteve melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando economia de combustível e redução de emissões de CO2.
Segundo a montadora de origem alemã, o bloco foi desenvolvido inicialmente para o Gol com o pacote BlueMotion, mas foi adotado no restante da linha. Nas outras versões, a economia de combustível chega a 4%, em relação ao motor 1.0 VHT. Quando equipado com o pacote Bluemotion, que inclui pneus verdes 175/70 R14, com menor resistência à rolagem e indicadores digitais de consumo instantâneo de combustível e de marcha ideal a ser utilizada, a redução pode chegar a 8%.
Pela nossa medição, o modelo fez com gasolina na cidade 9 km/l, sendo que rodamos 99 quilômetros pelo Grande ABC e Capital, pegando algumas vezes trânsito bem pesado. O computador de bordo, por sua vez, indicou consumo médio de 9,7 km/l.
Segundo a Volkswagen, o modelo entrega 72 cv de potência a 5.250 rpm e 9,7 kgfm de torque a 3.850 giros quando abastecido com gasolina e, com etanol, os números sobem para 76 cv e 10,6 kgfm, na mesma rotação. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,9 segundos e a máxima é de 165 km/h com o combustível de origem vegetal.
O hatchback apresenta rodar suave, boa estabilidade e manobrabilidade. Como qualquer modelo de 1 litro, sofre um pouco nas subidas íngremes e nas retomadas de velocidade.
Preço: R$ 29.204
Capacidade: 5 passageiros
Velocidade máxima: 0 km/h
0 a 100 km/h: 0 s
Consumo urbano: 0 km/l
Potência: 72 cv
Torque: 9,7 kgfm
Porta-malas: 285 litros
Segundo a Volkswagen, o modelo entrega 72 cv de potência a 5.250 rpm e 9,7 kgfm de torque a 3.850 giros quando abastecido com gasolina e, com etanol, os números sobem para 76 cv e 10,6 kgfm, na mesma rotação. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,9 segundos e a máxima é de 165 km/h com o combustível de origem vegetal.
O hatchback apresenta rodar suave, boa estabilidade e manobrabilidade. Como qualquer modelo de 1 litro, sofre um pouco nas subidas íngremes e nas retomadas de velocidade.
Um recurso interessante é o indicador de troca de marcha, que faz parte do pacote Bluemotion. Ele fica no quadro de instrumentos, no canto superior direito. Ao lado do número que indica a marcha em uso aparece uma bolinha para sinalizar que a marcha selecionada está adequada à velocidade, à rotação do motor e ao curso do acelerador naquele momento. Mas o sistema pode avisar o motorista que é preciso aumentar uma marcha para reduzir a rotação e, consequentemente, o consumo. Nesse caso, se o motorista estiver em terceira marcha, por exemplo, o indicador mostra uma seta para cima ao lado do número 4, sinalizando que o condutor deve engatar a quarta marcha. Se aparecer uma seta para baixo, o motorista deve reduzir uma marcha, pois a rotação está caindo e chegando perto do regime de marcha lenta. Se o motorista quiser, pode desativar essas funções por um botão na alavanca de seta direita. Vale a pena seguir a indicação para economizar mais combustível.
Por dentro
Internamente, o modelo segue as linhas do novo Gol, com bancos de tecido e detalhes em tecido nas portas, quatro saídas de ar com aro cromado, quadro de instrumentos com iluminação de LEDs em branco. A iluminação do console é na cor vermelha, inclusive a do display central.
Entre os itens de série, o modelo de quatro portas traz vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível e travamento central sem controle remoto.
Internamente, o modelo segue as linhas do novo Gol, com bancos de tecido e detalhes em tecido nas portas, quatro saídas de ar com aro cromado, quadro de instrumentos com iluminação de LEDs em branco. A iluminação do console é na cor vermelha, inclusive a do display central.
Entre os itens de série, o modelo de quatro portas traz vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível e travamento central sem controle remoto.
Dados técnicos
Preço: R$ 29.204
Capacidade: 5 passageiros
Velocidade máxima: 0 km/h
0 a 100 km/h: 0 s
Consumo urbano: 0 km/l
Potência: 72 cv
Torque: 9,7 kgfm
Porta-malas: 285 litros
VW Gol Trend Bluemotion 1.0 2013 - Avaliação completa
Reviewed by
Baixarada.blogspot.com
on
22:00
Rating: