Novo SRT Viper é destaque no Salão do Automóvel de SP
Conheça o esportivo e seu V10 de 648 cavalos.
Entre as inúmeras atrações presentes no Salão de Automóvel de São Paulo, destaca-se o SRT Viper GTS. Além das linhas sedutoras, tal atenção se deve ao fato de que ele é o modelo mais potente em exposição no evento. Mais do que isso, de acordo com a marca ele também é o veículo aspirado com maior dose de torque fabricado em série atualmente. Seu motor 8.4 V10 gera 648 cavalos de potência e 82,9 mkgf de torque — 48 cv e 5,5 mkgf de torque a mais em relação à versão anterior.
De acordo com Fabio Moro, Consultor e Treinador de Pós-Venda, os investimentos na nova geração do modelo foram além do rendimento do propulsor. "Decidimos tornar o Viper um veículo mais dócil, para conquistar um novo público mais amplo", explicou, em entrevista exclusiva à QUATRO RODAS. O modelo recebeu suspensão totalmente nova, novo sistema de freios, ABS aprefeiçoado, além de controle de tração e estabilidade — estes dois últimos, nunca disponibilizados no esportivo até então.
"O antigo Viper ACR é extremamente agressivo e isso assusta o cliente que não está acostumado. Agora temos um veículo extremamente rápido, mas na mão". Para os puristas, o carro ainda disponibiliza o modo "Sport", que torna a atuação dos itens de segurança mais permissivos - mas o controle de estabilidade não pode ser totalmente desligado.
Moro ainda explicou a manutenção do V10 no esportivo, em meio à uma onda generalizada de downsizing no mundo automotivo. "Isso é o que vende a marca", garante, ,lembrando que vários estudos foram realizados nesse sentido. "O cliente norte americano é muito ligado com tradição e manter esse layout é fundamental". O novo motor recebeu pistões e bielas forjadas, novos cabeçotes de alumínio, sistema de escape, além de aprimoramentos na central eletrônica. Uma característica curiosa é o uso do comando de válvulas no bloco do propulsor — tecnologia pouco empregada nos dias de hoje. Essa opção, segundo Moro, se deu pelas altas doses de torque oferecidas. A potência máxima do SRT Viper GTS é gerada a 6.150 RPM, enquanto o torque máximo é atingido em 4.950 RPM. Para medidas de comparação, a Ferrari 458 Italia, uma das referências no segmento, gera 570 cv a 9.000 e 55 mkgf de força a 6.000 RPM.
Por: Marcio Murta / Quatro Rodas
Entre as inúmeras atrações presentes no Salão de Automóvel de São Paulo, destaca-se o SRT Viper GTS. Além das linhas sedutoras, tal atenção se deve ao fato de que ele é o modelo mais potente em exposição no evento. Mais do que isso, de acordo com a marca ele também é o veículo aspirado com maior dose de torque fabricado em série atualmente. Seu motor 8.4 V10 gera 648 cavalos de potência e 82,9 mkgf de torque — 48 cv e 5,5 mkgf de torque a mais em relação à versão anterior.
De acordo com Fabio Moro, Consultor e Treinador de Pós-Venda, os investimentos na nova geração do modelo foram além do rendimento do propulsor. "Decidimos tornar o Viper um veículo mais dócil, para conquistar um novo público mais amplo", explicou, em entrevista exclusiva à QUATRO RODAS. O modelo recebeu suspensão totalmente nova, novo sistema de freios, ABS aprefeiçoado, além de controle de tração e estabilidade — estes dois últimos, nunca disponibilizados no esportivo até então.
"O antigo Viper ACR é extremamente agressivo e isso assusta o cliente que não está acostumado. Agora temos um veículo extremamente rápido, mas na mão". Para os puristas, o carro ainda disponibiliza o modo "Sport", que torna a atuação dos itens de segurança mais permissivos - mas o controle de estabilidade não pode ser totalmente desligado.
Moro ainda explicou a manutenção do V10 no esportivo, em meio à uma onda generalizada de downsizing no mundo automotivo. "Isso é o que vende a marca", garante, ,lembrando que vários estudos foram realizados nesse sentido. "O cliente norte americano é muito ligado com tradição e manter esse layout é fundamental". O novo motor recebeu pistões e bielas forjadas, novos cabeçotes de alumínio, sistema de escape, além de aprimoramentos na central eletrônica. Uma característica curiosa é o uso do comando de válvulas no bloco do propulsor — tecnologia pouco empregada nos dias de hoje. Essa opção, segundo Moro, se deu pelas altas doses de torque oferecidas. A potência máxima do SRT Viper GTS é gerada a 6.150 RPM, enquanto o torque máximo é atingido em 4.950 RPM. Para medidas de comparação, a Ferrari 458 Italia, uma das referências no segmento, gera 570 cv a 9.000 e 55 mkgf de força a 6.000 RPM.
O modelo ainda sofreu uma redução de 50 kg em seu peso, graças ao emprego de materiais como alumínio e fibra de carbono - o que também aumentou sua rigidez estrutural. Outra preocupação da Chryler foi o de tornar o habitáculo mais confortável e luxuoso. Além de itens básicos como ar-condicionado, direção hidráulica e sistema de som, o modelo agora conta com sistema de entretenimento com tela touch Screen, capaz de fornecer diversos tipos de informação para o motorista, como pressão dos pneus ou força G lateral — para os motorista que decidirem se divertir em uma pista.
Novo SRT Viper é destaque no Salão do Automóvel de SP
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