Avaliação: Novo Mercedes-Benz CLS 350 Shooting Brake 2013
Mercedes-Benz mostra design afiado com nova CLS Shooting Brake e retoma segmento pouco explorado.
Durante o lançamento do CLS em 2004, a Mercedes-Benz foi questionada sobre a relevância da criação de um sedã esportivo, dado que o segmento não existia. A resposta foi dada nos anos seguintes com o enorme sucesso do modelo. Agora, oito anos depois, a marca dá outro passo e mostra a CLS Shooting Brake, uma elegante station feita a partir da segunda geração do sedã. A ideia foi juntar a praticidade de um carro familiar a um visual arrebatador, unindo o melhor dos dois mundos.
Sob o capô, a já conhecida fina flor de motores da Mercedes-Benz. A gama – idêntica à do sedã – começa na versão 250 CDI BlueEfficiency diesel, a única com motor de quatro cilindros. São 204 cv e nada menos que 50,3 kgfm de torque disponíveis a apenas 1.600 rpm. Há ainda uma CLS 350 CDI, com motor V6 de 3.0 litros, 265 cv e 62 kgfm, que pode ter tração traseira ou a integral 4Matic como opcional. Entre as variantes a gasolina, a mais "simples" é a 350 BlueEfficiency, com o V6 de 3.5 litros e 306 cv. Além dela, a CLS 500 – esta sempre com tração integral – traz o V8 biturbo de 408 cv e 61 kgfm de troque. Todos os motores são acoplados ao câmbio automático de 7 marchas 7G-Tronic Plus. A variante topo de linha, no entanto, é a CLS 63 AMG, também com um V8 biturbo, mas calibrado para 525 cv e 70 kgfm de torque. A versão especial de lançamento Edition 1 eleva os números para 557 cv e 81,2 kgfm.
Por Carlo Valente / InfoMotori/Auto Press / Via: Motor Dream
Durante o lançamento do CLS em 2004, a Mercedes-Benz foi questionada sobre a relevância da criação de um sedã esportivo, dado que o segmento não existia. A resposta foi dada nos anos seguintes com o enorme sucesso do modelo. Agora, oito anos depois, a marca dá outro passo e mostra a CLS Shooting Brake, uma elegante station feita a partir da segunda geração do sedã. A ideia foi juntar a praticidade de um carro familiar a um visual arrebatador, unindo o melhor dos dois mundos.
Sob o capô, a já conhecida fina flor de motores da Mercedes-Benz. A gama – idêntica à do sedã – começa na versão 250 CDI BlueEfficiency diesel, a única com motor de quatro cilindros. São 204 cv e nada menos que 50,3 kgfm de torque disponíveis a apenas 1.600 rpm. Há ainda uma CLS 350 CDI, com motor V6 de 3.0 litros, 265 cv e 62 kgfm, que pode ter tração traseira ou a integral 4Matic como opcional. Entre as variantes a gasolina, a mais "simples" é a 350 BlueEfficiency, com o V6 de 3.5 litros e 306 cv. Além dela, a CLS 500 – esta sempre com tração integral – traz o V8 biturbo de 408 cv e 61 kgfm de troque. Todos os motores são acoplados ao câmbio automático de 7 marchas 7G-Tronic Plus. A variante topo de linha, no entanto, é a CLS 63 AMG, também com um V8 biturbo, mas calibrado para 525 cv e 70 kgfm de torque. A versão especial de lançamento Edition 1 eleva os números para 557 cv e 81,2 kgfm.
De frente, o modelo é praticamente igual ao CLS já conhecido. No entanto, perfil e traseira mudam radicalmente a percepção. As linhas esbeltas – que já faziam sucesso no sedã – parecem ter tomado novas proporções na Shooting Brake. O caimento suave do teto é muito elegante e faz dele um carro propriamente bonito. As rodas grandes, de no mínimo 17 polegadas, compõem o visual classudo. Atrás, lanternas grandes, com leds em todas as partes, ornam a traseira como jóias reluzentes. São 4,95 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,87 m de entre-eixos, que devem abrir espaço suficiente para quatro ocupantes – ou até cinco, dependendo da configuração do banco traseiro.
O interior traz o tradicional arranjo da marca. Não faltam itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado automático, bancos em couro com aquecimento ou sistema de entretenimento a bordo. Airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do ocupante da frente também são de série em todas as versões. Nas versões mais caras, o piso do porta-malas – que carrega 590 litros com os bancos traseiros na posição normal – pode até ser de madeira de cerejeira americana. Mas tanto luxo e beleza não são baratos. A linha começa nos 61.760 euros – cerca de R$ 163 mil – para a CLS 250 CDI e segue até os 117 mil euros – R$ 309 mil – cobrados por uma CLS 63 AMG. O carro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
O interior traz o tradicional arranjo da marca. Não faltam itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado automático, bancos em couro com aquecimento ou sistema de entretenimento a bordo. Airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do ocupante da frente também são de série em todas as versões. Nas versões mais caras, o piso do porta-malas – que carrega 590 litros com os bancos traseiros na posição normal – pode até ser de madeira de cerejeira americana. Mas tanto luxo e beleza não são baratos. A linha começa nos 61.760 euros – cerca de R$ 163 mil – para a CLS 250 CDI e segue até os 117 mil euros – R$ 309 mil – cobrados por uma CLS 63 AMG. O carro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Impressões ao dirigir
Arrasa quarteirão
Florença/Itália – Dirigir um carro como a CLS Shooting Brake nas belíssimas estradas ao redor de Florença é uma experiência mais que interessante. O carro desfila com classe pelas curvas do trajeto, ajudado pela suspensão a ar nos quatro cantos – ela é de série apenas para o eixo traseiro nas versões mais básicas. Ao volante, a sensação é de estar em um carro bem menor do que os quase cinco metros de comprimento podem sugerir.
O motor da versão testada, a 350 BlueEfficiency, é primoroso. São 306 cv que empurram a station sem qualquer dificuldade. A Mercedes tomou algumas providências para tentar manter o peso mais baixo. É certo que os 1.830 kg não fazem da Shooting Brake nenhum peso-pena. Mas as portas usam estrutura de alumínio são 32 kg mais leves que as convencionais de aço. Além delas, capô e diversas partes da carroceria usam o mesmo material, que também ajuda no comportamento dinâmico.
No entanto, o que mais agrada no novo carro definitivamente é o estilo. Ela representa mais uma evolução estilística notável, com uma carroceria definitivamente única, que envolve um conjunto mecânico reconhecidamente eficiente. Ele foi projetado especialmente para quem quer se afastar do convencional, sem deixar de lado esportividade ou praticidade, nem ter que partir para um utilitário.
Arrasa quarteirão
Florença/Itália – Dirigir um carro como a CLS Shooting Brake nas belíssimas estradas ao redor de Florença é uma experiência mais que interessante. O carro desfila com classe pelas curvas do trajeto, ajudado pela suspensão a ar nos quatro cantos – ela é de série apenas para o eixo traseiro nas versões mais básicas. Ao volante, a sensação é de estar em um carro bem menor do que os quase cinco metros de comprimento podem sugerir.
O motor da versão testada, a 350 BlueEfficiency, é primoroso. São 306 cv que empurram a station sem qualquer dificuldade. A Mercedes tomou algumas providências para tentar manter o peso mais baixo. É certo que os 1.830 kg não fazem da Shooting Brake nenhum peso-pena. Mas as portas usam estrutura de alumínio são 32 kg mais leves que as convencionais de aço. Além delas, capô e diversas partes da carroceria usam o mesmo material, que também ajuda no comportamento dinâmico.
No entanto, o que mais agrada no novo carro definitivamente é o estilo. Ela representa mais uma evolução estilística notável, com uma carroceria definitivamente única, que envolve um conjunto mecânico reconhecidamente eficiente. Ele foi projetado especialmente para quem quer se afastar do convencional, sem deixar de lado esportividade ou praticidade, nem ter que partir para um utilitário.
Ficha Técnica
Mercedes-Benz CLS 350 Shooting Brake
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.498 cm³, seis cilindros em V, duas válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 306 cv a 6.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 6,7 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Torque máximo: 37,6 kgfm entre 3.500 e 5.250 rpm.
Diâmetro e curso: 92,9 mm x 86 mm. Taxa de compressão: 12,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multi-link, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos contolados magneticamente e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multi-link, com molas a ar, amortecedores hidráulicos controlados magneticamente e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 245/45 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Station wagon em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,95 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,41 m de altura e 2,87 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.830 kg.
Capacidade do porta-malas: 590 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Sindelfingen, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção elétrica, freios ABS, airbag frontais, laterais, de cabeça e de joelhos, revestimento em couro, regulagem de altura para o volante, retrovisores elétricos, rodas de liga-leve de 17 polegadas, suspensão traseira a ar, câmara de ré, faróis de neblina, lanternas traseiras de led, controle de estabilidade ESP, abertura automática da tampa do porta-malas, sensores crepuscular, de chuva, estacionamento e ponto cego, sistema automático de prevenção de colisões em baixa velocidade.
Preço na Europa: 66.818 euros (cerca de R$ 176.500).
Mercedes-Benz CLS 350 Shooting Brake
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.498 cm³, seis cilindros em V, duas válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 306 cv a 6.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 6,7 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Torque máximo: 37,6 kgfm entre 3.500 e 5.250 rpm.
Diâmetro e curso: 92,9 mm x 86 mm. Taxa de compressão: 12,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multi-link, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos contolados magneticamente e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multi-link, com molas a ar, amortecedores hidráulicos controlados magneticamente e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 245/45 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Station wagon em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,95 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,41 m de altura e 2,87 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.830 kg.
Capacidade do porta-malas: 590 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Sindelfingen, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção elétrica, freios ABS, airbag frontais, laterais, de cabeça e de joelhos, revestimento em couro, regulagem de altura para o volante, retrovisores elétricos, rodas de liga-leve de 17 polegadas, suspensão traseira a ar, câmara de ré, faróis de neblina, lanternas traseiras de led, controle de estabilidade ESP, abertura automática da tampa do porta-malas, sensores crepuscular, de chuva, estacionamento e ponto cego, sistema automático de prevenção de colisões em baixa velocidade.
Preço na Europa: 66.818 euros (cerca de R$ 176.500).
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