Chevrolet revela novo Onix 2013; confira versões e preços
Modelo marca o fim de ciclo de investimento de R$ 5 bilhões da General Motors do Brasil.
A General Motors fez no domingo à noite, 21, a pré-estreia global do Chevrolet Onix, compacto desenvolvido no Brasil que marca o fim do atual ciclo de investimento da empresa no País, de R$ 5 bilhões de 2008 a 2012. “É um carro projetado para o mercado brasileiro, mas que já chama atenção de outras unidades no mundo”, disse Dan Akerson, presidente mundial da GM, que veio a São Paulo para a apresentação do carro à imprensa nacional e também internacional – a empresa trouxe 70 jornalistas de estrangeiros para cobrir o evento e o Salão do Automóvel, incluindo representantes da Indonésia e Tailândia, dando mostras que deve vender também na Ásia o Onix e outros modelos desenvolvidos para países emergentes pela engenharia da GM em São Caetano do Sul (SP).
“O Brasil é o terceiro maior mercado da GM no mundo e o maior na América Latina. O País tem mostrado crescimento consistente. Nós estamos indo bem aqui e o Onix é importante para manter o bom desempenho na região”, disse Akerson. Para Grace Lieblein, presidente da GM Brasil, a empresa tem os carros que precisa para crescer: “A GM passou por uma profunda transformação com os investimentos dos últimos anos para aumentar sua capacidade e renovar produtos. O resultado é o portfólio mais moderno do mercado, com a maioria dos veículos desenvolvida aqui mesmo”, afirmou.
A General Motors fez no domingo à noite, 21, a pré-estreia global do Chevrolet Onix, compacto desenvolvido no Brasil que marca o fim do atual ciclo de investimento da empresa no País, de R$ 5 bilhões de 2008 a 2012. “É um carro projetado para o mercado brasileiro, mas que já chama atenção de outras unidades no mundo”, disse Dan Akerson, presidente mundial da GM, que veio a São Paulo para a apresentação do carro à imprensa nacional e também internacional – a empresa trouxe 70 jornalistas de estrangeiros para cobrir o evento e o Salão do Automóvel, incluindo representantes da Indonésia e Tailândia, dando mostras que deve vender também na Ásia o Onix e outros modelos desenvolvidos para países emergentes pela engenharia da GM em São Caetano do Sul (SP).
“O Brasil é o terceiro maior mercado da GM no mundo e o maior na América Latina. O País tem mostrado crescimento consistente. Nós estamos indo bem aqui e o Onix é importante para manter o bom desempenho na região”, disse Akerson. Para Grace Lieblein, presidente da GM Brasil, a empresa tem os carros que precisa para crescer: “A GM passou por uma profunda transformação com os investimentos dos últimos anos para aumentar sua capacidade e renovar produtos. O resultado é o portfólio mais moderno do mercado, com a maioria dos veículos desenvolvida aqui mesmo”, afirmou.
“Fizemos nove lançamentos em 12 meses e o mais importante deles é sem dúvida o Onix, que chega para mudar a história da GM e do segmento no Brasil. É o mais importante lançamento que fazemos aqui desde o Corsa”, avaliou Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul. Ardila garante que o Onix eleva o grau de qualidade na faixa de carros compactos no País, que responde por mais de 70% das vendas nacionais. “O modelo é um reconhecimento à sofisticação do consumidor brasileiro, que está cada vez mais exigente e quer produtos de maior qualidade. Já não existe mais aqui aquele cliente que só quer preço e espaço, hoje ele também quer conectividade, conforto e tecnologia e o Onix oferece tudo isso”, confia o executivo.
Algumas das especificações do Onix e seus preços foram divulgados pela GM no dia seguinte, em sua apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo. O hatch começa a ser vendido em novembro e poderá ser equipado com motor 1.0 ou 1.4 e câmbio manual ou automático de seis velocidades, o mesmo que já equipa o Cruze, Sonic e Cobalt. Também terá sistema de comunicação My Link, que permite conectar o carro ao celular e usar todas as funcionalidades de um smartphone na tela central de LCD sensível ao toque.
Algumas das especificações do Onix e seus preços foram divulgados pela GM no dia seguinte, em sua apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo. O hatch começa a ser vendido em novembro e poderá ser equipado com motor 1.0 ou 1.4 e câmbio manual ou automático de seis velocidades, o mesmo que já equipa o Cruze, Sonic e Cobalt. Também terá sistema de comunicação My Link, que permite conectar o carro ao celular e usar todas as funcionalidades de um smartphone na tela central de LCD sensível ao toque.
O Onix será vendido em 10 versões de acabamento. A Mais barata, de R$ 29.990, é a LS 1.0, que já vem com airbags frontais, direção hidráulica e freios com ABS e EBD (sistema antitravamento com distribuição eletrônica de frenagem). A mais cara com motor 1.0 é a R7I, que sai por R$ 34.990 e inclui ar-condicionado entre os equipamentos de série. Com motorização 1.4 o Onix LT 1.4 parte de R$ 35.290 e o mais caro da gama, o LTZ 1.4 automático, chega a R$ 41.990.
O design do Onix segue os padrões da identidade visual mundial da Chevrolet. À primeira vista, suas linhas fluidas agradam o olhar. “Os primeiros esboços foram inspirados nas linhas do Corvette”, informou Carlos Barba, o chefe de design da GM América do Sul. “Queríamos um produto que fosse além de seu segmento”, explica. No interior bastante moderno a inspiração foi a do cockpit do F4U Corsair, um avião de caça inglês da Segunda Guerra Mundial, segundo Barba.
O design do Onix segue os padrões da identidade visual mundial da Chevrolet. À primeira vista, suas linhas fluidas agradam o olhar. “Os primeiros esboços foram inspirados nas linhas do Corvette”, informou Carlos Barba, o chefe de design da GM América do Sul. “Queríamos um produto que fosse além de seu segmento”, explica. No interior bastante moderno a inspiração foi a do cockpit do F4U Corsair, um avião de caça inglês da Segunda Guerra Mundial, segundo Barba.
Promessa cumprida
“Quando anunciamos os investimentos em 2008 também fizemos um ato de humildade, ao reconhecer que nossa linha de produtos precisava ser renovada”, afirmou Ardila.Com o Onix, segundo ele, a GM cumpre sua promessa de renovar toda a linha de produtos no Mercosul, em processo que começou em 2008 com o projeto Viva, que deu origem ao Agile em 2009 e à nova picape compacta Montana em 2010. Depois vieram outras plataformas com o lançamento do Cruze e Cobalt em 2011, e este ano com o Spin, Cruze Sport6, nova S 10 e agora com Onix e Trailblazer (a versão SUV da S 10 será mostrada pela primeira vez no Salão de São Paulo esta semana). Só ficou faltando a versão sedã do Onix, que só deve chegar no início de 2013 para substituir o Prisma.
Além dos novos produtos, quase metade do investimento, cerca de R$ 2,5 bilhões, foi gasto na modernização e ampliação das fábricas de São Caetano e, principalmente, Gravataí (RS), onde é fabricado o Onix, que aumento sensivelmente sua capacidade de 240 mil para 360 mil unidades/ano. São José dos Campos (SP) também recebeu investimentos, mas só na linha da S 10 e Trailblazer, enquanto o setor de veículos leves caminha para o fechamento caso montadora e sindicato não entrem em acordo para receber novos aportes na planta.
Novo ciclo de investimentos
“Agora um novo ciclo vai começar. Ainda não vamos divulgar o próximo programa de investimentos, mas não vamos parar por aí. Vamos manter nossa linha de produtos sempre moderna e renovada”, revelou Ardila.
O CEO Akerson destacou que a GM vem aumentando os investimentos globais ano a ano. “Investimos US$ 6 bilhões globalmente em 2011 e este ano deveremos chegar a US$ 8 bilhões”, disse. O executivo revelou que a maioria dos aportes atualmente está sendo destinada ao desenvolvimento de produtos. “Não podemos mais cometer o erro de alguns anos atrás, quando ficamos sem produtos novos”, ressaltou.
“Quando anunciamos os investimentos em 2008 também fizemos um ato de humildade, ao reconhecer que nossa linha de produtos precisava ser renovada”, afirmou Ardila.Com o Onix, segundo ele, a GM cumpre sua promessa de renovar toda a linha de produtos no Mercosul, em processo que começou em 2008 com o projeto Viva, que deu origem ao Agile em 2009 e à nova picape compacta Montana em 2010. Depois vieram outras plataformas com o lançamento do Cruze e Cobalt em 2011, e este ano com o Spin, Cruze Sport6, nova S 10 e agora com Onix e Trailblazer (a versão SUV da S 10 será mostrada pela primeira vez no Salão de São Paulo esta semana). Só ficou faltando a versão sedã do Onix, que só deve chegar no início de 2013 para substituir o Prisma.
Além dos novos produtos, quase metade do investimento, cerca de R$ 2,5 bilhões, foi gasto na modernização e ampliação das fábricas de São Caetano e, principalmente, Gravataí (RS), onde é fabricado o Onix, que aumento sensivelmente sua capacidade de 240 mil para 360 mil unidades/ano. São José dos Campos (SP) também recebeu investimentos, mas só na linha da S 10 e Trailblazer, enquanto o setor de veículos leves caminha para o fechamento caso montadora e sindicato não entrem em acordo para receber novos aportes na planta.
Novo ciclo de investimentos
“Agora um novo ciclo vai começar. Ainda não vamos divulgar o próximo programa de investimentos, mas não vamos parar por aí. Vamos manter nossa linha de produtos sempre moderna e renovada”, revelou Ardila.
O CEO Akerson destacou que a GM vem aumentando os investimentos globais ano a ano. “Investimos US$ 6 bilhões globalmente em 2011 e este ano deveremos chegar a US$ 8 bilhões”, disse. O executivo revelou que a maioria dos aportes atualmente está sendo destinada ao desenvolvimento de produtos. “Não podemos mais cometer o erro de alguns anos atrás, quando ficamos sem produtos novos”, ressaltou.
Por: Pedro Kutiney / Fonte: Automotive Business
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