Toyota Etios hatch XS 1.3 16V 2013 - Avaliação

Compacto da Toyota agrada pelo desempenho e suspensão bem acertada, mas visual poderia ser menos conservador.

É fato que o Toyota Etios não é um carro que chame a atenção logo de cara pelo seu visual. Com linhas relativamente conservadoras, o compacto feito em Sorocaba (SP) definitivamente não tem como trunfo a inovação no design. No caso da configuração hatchback, o modelo até que ficou mais simpático e jovial que o sedã, mais sisudo. Avaliamos a versão 1.3 XS, que custa R$ 38.790, e agrada por vir bem recheada.

Dentro do carro, as linhas continuam sem arrojo, há simplicidade no acabamento, os bancos são revestidos de tecido de cor sóbria e há muito plástico nas portas. O painel tem uma solução diferente, que certamente não agrada a todos: o quadro de instrumentos – onde estão velocímetro, conta-giros e hodômetro - fica localizado bem no centro. Além de ficar estranho do ponto de vista estético, esse posicionamento também faz com que o motorista precise desviar o olhar um pouco para a direita na hora de checar a velocidade, o giro do motor e o hodômetro, o que pode causar distração. Há duas saídas de ar ao lado do rádio, um posicionamento no mínimo bastante incomum.

Quanto aos equipamentos, o compacto vem de fábrica com direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos nas quatro portas, airbag duplo, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), porta-luvas ventilado, coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), além de rádio CD player com entrada USB.

Guiando

Encontrar boa posição de dirigir no hatch foi fácil. Os comandos de vidros e travas também ficam bem posicionados, na porta do motorista. O desempenho do motor 1.3 16V flex foi uma boa surpresa. O compacto vai bem nas saídas e retomadas de velocidade e também encara subidas pelo caminho. 
Com gasolina, o propulsor entrega 84 cv a 5.600 giros e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. Com etanol, os valores sobem para 90 cv e 12,kgfm, respectivamente, nas mesmas rotações.

O câmbio manual de cinco marchas é bem ajustado, com trocas suaves e precisas. O trabalho da suspensão é eficiente. O conjunto absorve bem os impactos do solo para a cabine, sem ser mole demais. A estabilidade também é boa e o motorista sente o carro bem à mão. A Toyota informou no lançamento do modelo que, em relação ao indiano, o Etios feito em Sorocaba teve a suspensão ajustada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, e funcionou. A resistência da carroceria do carro brasileiro também foi aumentada em 15%.
O hatch também oferece boa visibilidade e manobrabilidade. O porta-malas pode levar até 270 litros de bagagem.

Quanto ao consumo, a montadora informa que o modelo roda com etanol 8,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Com gasolina, o consumo é de 12,5 km/l e 13 km/l, nessa ordem.
Manutenção

Uma informação importante para quem está pensando em comprar o Etios é sobre o custo de manutenção. Segundo o gerente-geral de pós-vendas da Toyota, Evandro Luiz Naggio, o plano de manutenção visa ter o menor custo da categoria. A montadora promete que o gasto total com revisões até 60 mil quilômetros – que, na média, deverá cobrir os três anos de garantia -, será de R$ 1.635 tanto para o hatch como para o sedã, incluindo peças e custo com mão de obra. As revisões e trocas de óleo são feitas a cada 10.000 quilômetros.

Outra estratégia da marca é oferecer pacote de preços fechados para os dez serviços realizados com mais frequência, como a troca de pastilhas, que poderá ser paga em três parcelas de R$ 52.
Toyota Etios 2013 XS 1.3 16V 

Dados técnicos

Preço: R$ 38.790
Capacidade: 5 passageiros
Velocidade máxima: 0 km/h
0 a 100 km/h: 12,2 s
Consumo urbano: 12,5 km/l
Potência: 84 cv
Torque: 11,9 kgfm
Porta-malas: 270 litros

Confira as notas

Prazer ao dirigir: 6
O motor 1.3 do Etios Hatch surpreende positivamente, oferecendo boas saídas e retomadas. A suspensão é bem ajustada e filtra bem as irregularidades do solo para a cabine.

Ergonomia: 5
É fácil encontrar a melhor posição de dirigir e os comandos de travas e vidros elétricos ficam à mão, mas o quadro de instrumentos localizado no centro do painel pode gerar distração do motorista.

Conforto para o motorista: 5
O Etios tem um conceito de simplicidade que, no interior, se traduz por um acabamento espartano, mas há itens como direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos.

Conforto para os passageiros: 5
Como outros concorrentes no segmento dos hatches compactos, o espaço é limitado para quem vai no banco traseiro; não há mimos para os passageiros.

Praticidade: 5
As dimensões compactas facilitam a condução no trânsito urbano no dia a dia. Banco traseiro pode ser rebatido para acomodar objetos maiores.

Versatilidade: 5
O porta-malas pequeno, com capacidade para 270 litros de bagagem, limita um pouco o uso em viagens mais longas para uma família de quatro pessoas, por exemplo.

Diversão: 5
Para quem precisa ficar mais tempo dentro do carro, a diversão fica por conta do rádio AM/FM com CD player e entrada USB.

Visual: 5
O design do Etios Hatch não empolga, suas linhas são conservadoras.

Tecnologia: 6
O principal ponto positivo é o bom nível de equipamentos, principalmente com foco na segurança, como airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.

Status: 5
Um fator que colabora para a boa imagem do modelo é o fato de ser um Toyota, marca bem conceituada no mercado. O fato de ser novidade também é positivo.

Veredicto: 5,2
O Etios chama mais atenção por ser novidade e o primeiro compacto da Toyota produzido e vendido no Brasil. A boa surpresa no hatch é o desempenho do motor 1.3. Sua manobrabilidade e suspensão bem ajustada também agradam.
Por: Thiago Vinholes / Fonte: iG Carros
Toyota Etios hatch XS 1.3 16V 2013 - Avaliação Toyota Etios hatch XS 1.3 16V 2013 - Avaliação Reviewed by Baixarada.blogspot.com on 11:10 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.