Ford anuncia o fechamento de fábricas na Europa

Medida atrasará a chegada do novo Mondeo no Velho Continente.

Mondeo, irmão gêmeo do Fusion (foto), chegará somente no final de 2014

A crise na Europa fez mais uma vítima. A Ford anunciou que irá fechar fábricas no continente em decorrência da situação econômica local. Os cortes devem começar na metade de 2013 e afetarão as plantas de Southampton e de Dagenham, no Reino Unido, e de Genk, na Bélgica. A primeira e a terceira serão completamente paralisadas, enquanto a segunda fábrica terá setores como o de estamparia fechados.

A produção da van Transit, que ocorre na fábrica de Southampton, será movida para a unidade de Otosan, na Turquia. Já a produção da planta de Genk, que se concentraria na fabricação do novo Mondeo -- idêntico à nova geração do Fusion --, ainda não tem destino certo. Com isso, a chegada do carro na Europa deverá ocorrer somente no final de 2014.

Os cortes atingem, ao todo, 6.200 funcionários, o que equivale a algo próximo dos 13% do total de empregados da montadora no continente. A justificativa da marca norte-americana é a situação econômica da região e, no caso da fábrica belga, o seu baixo fluxo de produção.

Em contrapartida, o CEO da empresa na Europa, Stephen Odell, afirmou que a companhia investirá cerca de 1,5 milhão de libras no desenvolvimento e fabricação de motores no Reino Unido e que as demissões naquele país são “voluntárias”.

O plano da fabricante para driblar a crise na região é a introdução de 15 novos modelos até 2015, incluindo o nosso já conhecido Ecosport. A Europa é responsável por pouco mais de um quarto do total de vendas da Ford no mundo e, com um prejuízo previsto para 2012 de 1,5 bilhão de dólares, as atenções da companhia se voltam para tornar a operação no continente mais rentável.


Por: Rodrigo Lara / Fonte: Revista Auto Esporte
Ford anuncia o fechamento de fábricas na Europa Ford anuncia o fechamento de fábricas na Europa Reviewed by Baixarada.blogspot.com on 19:16 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.